* * * * * ACONTECEU * * * * *

* * * * *  ACONTECEU  * * * * *

DEPRESSÃO, IDENTIFICANDO A SÍNDROME E BUSCANDO A CURA (I RS 19: 1-18)

IntroduçãoAlgumas colocações: pode acontecer com qualquer um, aconteceu com Elias, Davi, Salomão, Pedro e Paulo.
O caso Elias:
I. A fraqueza de Elias estava na força que ele achava que tinha.O evento mais conhecido é aquele do Monte Carmelo, onde ele matou à fio de espada 450 profetas de Baal; e I Rs 18:27 diz que Elias zombava deles. Agora ele treme diante das ameaças de uma mulher, Jezabel, que nem foi pessoalmente a ele, mas mandou um recado. Isso, de cara, já nos ensina que nós não somos tão fortes quanto pensamos. Por isso, dependemos total e exclusivamente de Deus.
II. Os sintomas da depressão de Elias:a. Medo (vs. de 1 a 23);b. Isolamento;Ele “deixou o seu moço e foi para o deserto” (vs. 3 e 4). Depois “entrou numa caverna, onde passou a noite” (v. 9).
c. Desejo de morrer (v. 4b);
d. Complexo de inferioridade (v. 4c);
e. Desânimo (vs. 5-7).
III. As causas dessa depressão:a. Viu-se abandonado (vs. 9 e 10);
b. Não teve o seu trabalho reconhecido como queria (v. 10a);
c. Ociosidade;Não tinha mais a atividade de profeta para realizar.d. Falta de objetividade na vida.Depois da morte dos profetas de Baal e a restauração do culto ao Senhor, bem como o reconhecimento do povo em relação ao senhorio de Deus Todo-Poderoso, Elias não tinha mais objetivos na vida; e “se um navio não sabe a que porto se dirigir, nenhum vento lhe será favorável” (Sêneca).
IV. O tratamento de Deus em relação a depressão de Elias:a. Tratamento do corpo;Restaurando-lhe a força física: “um anjo do Senhor o tocou e lhe disse: levanta-te e come” (v.5). “Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir” (v.6).b. Terapia ocupacional;“Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo” (v.7b). Havia ainda muito trabalho a ser feito.c. Tratamento emocional;Restaurando-lhe o ânimo e a vontade de viver. “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou” (v.18). Em outras palavras: “Elias tem bom ânimovocê não está só. Há em Israel ainda sete mil que estão do teu lado”.
d. Tratamento espiritual.
“Disse-lhe Deus: sai e põe-te neste Monte perante o Senhor” (v. 11).
ConclusãoO mesmo Deus de Elias, também é o teu Deus e a cada dia cuida de você fisicamente, emocionalmente e espiritualmente; e se por acaso você um dia se perceber sofrendo os mesmos sintomas de Elias, saída que é o Senhor quem pode transformar a tua tristeza em esperança.
Pregação do Pr.Sérgio - 16/01/2011

2 comentários:

Unknown disse...

Pastor Sergio é uma Bençao de Deus , o amamos. É um membro ja oficial da nossa familia. Quanto ao tema , que vem sendo abordado por ele, somos ate suspeitos em falar.Deus seja contigo sempre pastor Sergio e que a igreja o ame muito e que haja grande crescimento para o Reino de Deus para Gloria DELE MESMO.
Familia Marciano

casal abénçoado por Deus disse...

pastor sergio e marcia,vcs sao uma bençao Deus jeja com vcs sempre conhecemos vcs no ecc que foi uma bençao de Deus em nossas vidas que Deus abençoe vcs!!